quinta-feira, 18 de abril de 2013

Onde a saliva é produzida?


A saliva é produzida pelas glândulas salivares que se dividem em: sublingual, submandibular e parótida. Estas glândulas salivares diferenciam-se, além da localização anatômica, através da presença de ácinos e ductos. Os ácinos são células epiteliais glandulares que produzem a saliva com a mesma composição eletrolítica (íons) do plasma sanguíneo. Entretanto, durante a passagem pelos ductos, a saliva sofre alterações que serão discutidas em outro post. Uma glândula salivar pode possuir mais ductos do que outra, sendo denominadas tuboacinosas na existência de mais ductos e acinosas quando a quantidade de ductos for pequena.
 Classificação das glândulas salivares:
É preciso lembrar que cada glândula salivar possui uma capacidade de produção distinta. Assim, cada glândula salivar contribui com uma porcentagem da produção, sendo a glândula submandibular a maior produtora de saliva.
Curiosidade: por dia, são secretados de 1 a 1,5 litros de saliva, ou seja, a taxa secretória é de 1ml/min. Além disso, as glândulas salivares possuem um elevado fluxo sanguíneo, cerca de 10 vezes maior do que o aporte para o músculo esquelético. Devido a isso, as glândulas salivares apresentam alta taxa metabólica.
Fonte: Fisiologia, Margarida Aires



quarta-feira, 17 de abril de 2013

Mito ou Verdade: onde a água é absorvida no trato gastrointestinal?


Ao adentrar no universo da faculdade, os estudantes carregam uma bagagem de conhecimentos do Ensino Médio forte e bem construída com tempo. Na universidade, essas informações são moldadas, aprofundadas ou, às vezes, contraditórias. Durante o ensino da fisiologia do sistema gastrintestinal, o maior desafio é romper com o conhecimento adquirido no colégio e trocá-lo pelas novas informações estudadas ao longo do bloco. A série “Mito ou Verdade” tem como objetivo principal expor o aprendizado da escola e considerá-lo válido ou não, dissertando sobre o assunto com base da fisiologia.
“No intestino grosso a maior parte da água é absorvida”. Mito ou Verdade?
MITO: O erro é muito frequente e apesar do intestino grosso absorver água, a quantidade não é tão significante se comparada com o intestino delgado. Isso ocorre porque a via principal para absorção da água é a via paracelular. A via paracelular é a passagem do soluto (íons) ou solvente (água) a partir dos espaços intercelulares ou junções celulares. Essas junções são mais permeáveis no duodeno, principalmente, e no jejuno. No íleo e cólon são quase totalmente impermeáveis. Dessa forma, a porção final do intestino delgado e o intestino grosso não conseguem absorver tanta água.
Para melhor visualização: em uma dieta contendo 2000 mililitros de água por dia somado a 7000 ml/dia contando com saliva, secreções gástricas, bile, secreções pancreáticas e intestinais, o intestino delgado absorve 8500 ml/dia ao passo que o intestino grosso, apenas 400 ml/dia. Os 100 ml/dia restantes são eliminados com as fezes.


Apresentação do Blog

 Este blog foi criado inicialmente com o intuito de auxiliar acadêmicos do segundo período de enfermagem e obstetrícia da Escola de Enfermagem Anna Nery (EEAN) na aquisição de conhecimentos a respeito da fisiologia do sistema gastrointestinal com a proposta de reforçar o conteúdo dado em aula. Esta página contará com posts de curiosidades, fórum para dúvidas, questionários resolvidos e desmistificação de conhecimentos adquiridos no Ensino Médio.